Uma rádio para a Justiça? Uma rádio que transmite inclusivamente e em directo as sessões plenárias do Supremo Tribunal Federal? Sim. No Brasil. A rádio encontra-se aqui e a página sobre as sessões do STF aqui.
De acordo com a ficha técnica:
«A Rádio Justiça é uma emissora pública de caráter institucional do Poder Judiciário administrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As transmissões em FM começaram em 5 de maio de 2004 com alcance restrito ao Plano Piloto de Brasília. Três anos depois, em 29 de maio de 2007, a emissora aumentou a potência para 20kW na frequência 104,7 MHz, sendo sintonizada em todo o Distrito Federal. Os estúdios da Rádio Justiça estão localizados no subsolo do Edifício Sede do Supremo, na Praça dos Três Poderes.»
E continua:
«Ao tratar os temas jurídicos em profundidade, a Rádio Justiça busca evitar que assuntos importantes e complexos sejam abordados superficialmente. Jornalismo, educação, cultura, cidadania e prestação de serviço são os eixos editoriais. O ouvinte pode acompanhar a Rádio Justiça 24 horas por dia. Além da produção de notícias por equipe própria, jornalistas de outros tribunais e de entidades ligadas ao judiciário, são correspondentes da Rádio Justiça em todos os estados. Desse modo, o acompanhamento dos fatos da Justiça brasileira tem o ponto de vista de múltiplas fontes.
«A Rádio Justiça pode ser sintonizada de três formas:
1. Em FM, na frequência 104.7 MHz, em Brasília;
2. Na internet, no endereço www.radiojustica.jus.br;
3.Via satélite, pelo StarOne D2, frequência de descida 3925,25 MHz, polarização Horizontal, Taxa de Símbolos 3327,70 kSps, Taxa de informação 4607,00 Kbps, Roll-Off 35%, Código Concatenado: 188/204, FEC 3/4, PID de Áudio 0450.»